Comunicamos com satisfação aos nossos Associados, moradores do Monte Verde e região e demais amigos, que após algumas dificuldades e entraves, finalmente em 12 de fevereiro passado entramos com toda a documentação e o pedido de registro da nossa Associação de Moradores e Amigos do Monte Verde e Região - AMA MonteVerde, junto ao Cartório de Registros de Pessoas Jurídicas da Comarca Cidade de Lima Duarte. Esperamos que em até 30 dias já tenhamos o nosso registro pronto, para em seguida, solicitarmos junto à Receita Federal o número de nosso CNPJ. Parabéns a todos os Associados!
Páginas
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
Pequenos produtores da Macaúba devem ser estimulados em Minas Gerais...
Com prazer, recebemos mensagem do Vereador, o amigo Professor Luiz Henrique. Acreditamos ser muito importante para todos os habitantes da região do Monte Verde. Abaixo, segue o texto integral da mensagem:
Reunião agendada pelo deputado Arantes, deve surtir frutos positivos para segmento...
O deputado estadual Antônio Carlos Arantes, à esquerda na foto, do PSC, o prefeito de Lima Duarte Geraldo Gomes, empresários da Entaban Brasil, Repsol, representantes do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), da Universidade Federal de Lavras (UFLA) se reuniram nesta quarta-feira, 9, em Belo Horizonte com o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Elmiro Nascimento (DEM). O objetivo do encontro foi sensibilizar o secretário para estimular pequenos produtores a cultivarem a Macaúba. Segundo os representantes da Entaban, empresa que trabalha com a missão de produzir energias renováveis sob três pilares básicos: sustentabilidade ambiental, desenvolvimento econômico e desenvolvimento social e que resolveu apostar na Macaúba. O secretário Elmiro Nascimento sinalizou positivamente para um projeto no sentido de facilitar a vida de quem escolher a Macaúba como cultura.
A palmeira Macaúba é uma planta com enorme capacidade de produção de óleo por área plantada. Ela produz aproximadamente de três a quatro cachos de coco por planta/ano. A planta é rústica, adaptada à condições de clima seco definido e pode ser consorciada com pastagens e outras culturas. Desta forma, quem produz Macaúba não necessita abandonar outras atividades agropecuárias. O produtor pode faturar com a venda de frutos para usina de óleo e aumento da capacidade suporte da pastagem. A Entaban e a Repson garantiram através de seus representantes que adquirirão as safras de Macaúba produzidas pelos pequenos produtores, portanto, haverá garantia de capital de giro, geração de renda e desenvolvimento econômico.
O deputado Antônio Carlos que já se reuniu em outra oportunidade no mandato passado pelo mesmo motivo destacou o potencial da Macaúba para os produtores. “É uma grande alternativa para o produtor de um modo geral, principalmente nas áreas em que empresas como a Entaban atua, a garantia da venda é certa. O estímulo ao desenvolvimento socioeconômico da região será grande, estamos contando com o apoio do Governo de Minas em facilitar a vida de quem depende da Macaúba. Estou certo de que teremos evolução nesta solicitação”, ponderou.
O vereador do município, professor Luiz Henrique (PV), que esteve em uma audiência no mandato passado de Arantes pleiteando esta mesma solicitação não pôde comparecer na audiência, mas elogiou o apoio contínuo de Arantes. “O deputado sempre é muito solícito conosco, tenho fé que teremos boas novidades e se este projeto realmente sair, a cidade e a região ganharão muito economicamente”, salientou.